sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dinâmica no CEDOC 1



Na última sexta-feira, dia 23 de Setembro, a aula de diplomática e tipologia documental, aconteceu no CEDOC da UnB, onde o professor nos entregou um texto chamado "Os Cegos e o Elefante", relato de como seis cegos sábios descreviam um elefante, até a chegada do sétimo sábio que com a ajuda de uma criança percebe que todos estavam certos e errados ao mesmo tempo.

Então, o professor propôs dinâmica em grupo. Cada integrante do grupo iria exercer um papel dentro do CEDOC e depois se reuniriam para trocar informação e concluir a atividade proposta. As profissões eram : um observador no arquivo intermediário (Ananda), um observador no Arquivo Permanente (Paulo), um pesquisador na Internet (eu, Daniel), um jornalista (Bernardo) e um entrevistador (Laís) que ficou de entrevistar a Tânia, coordenadora do CEDOC

Após todo processo de observação, pesquisa e entrevistas, os Grupos RockMH e o outro grupo se reuniram e debateram o trabalho de cada integrante. O que possibilitou levantamento das diversas características do CEDOC quanto: Funcionamento, Instituição, Documentação e Curiosidades.

Ao final da atividade, o professor André pediu que nós parássemos onde nós estávamos no trabalho e que depois a gente postasse em nossos blogs o resultado que se chegou dentro da sala de aula.

Resultado Prévio, Click aqui para Download
Obs: Esse trabalho foi feito junto aos alunos: Ananda Moretti, Rafael Carvalho e Paulo Cavalcanti

Depois, o professor André nos explicou alguns conceitos e pediu que os grupos fizessem de uma forma mais elaborada o trabalho e com tranquilidade. Buscando também fundamentar nossa argumentação em teóricos e legislação específica. O resultado pode ser conferido   Aqui!

Uma Parceria que pode dar certo!

Comparando o Diplomática e Tipologia e o blog Diplomática.Cat é possível identificar algumas similaridades nos conceitos apresentados entre o Prof. André Lopez e o Prof. Joan Soler Jiménez.

O blog brasileiro tem um enfoque mais didático, propondo atividades aos alunos que cursam as matérias do professor na Universidade de Brasília. Já o blog catalão trabalha com outro enfoque informacional publicando posts sobre diplomática e tecnologia. É possível traçar várias similaridades entre os conceitos abordados entre os blogs. No postLa deriva de la autenticidad documental, o catalão escreve sobre autenticidade intelectual da produção de um documento, já o brasileiro escreve no post Sinais de validação e autenticidade,escreve sobre a autenticidade na forma do documento. Aqui já temos claros um viés da Diplomática, forma e conteúdo, ambos autores falam claramente de cada um deles e de forma bem específica se completam. Os níveis de falsificação podem ultrapassar os limites que achamos possíveis, e talvez chegar a tratar como autêntico o que não é, portanto, a verificação da autenticidade intelectual também é necessária para a validação dos documentos. Ainda sobre este assunto citamos outros dois outros posts dos autores em Titularidade de documentos do Estado e em Wikileaks guanya en credibilitat , ambos os professores citam o Wikileaks e sua capacidade ou não de divulgar documentos sobre a segurança do país, o catalão citando Guantánamo, onde existia uma prisão norte-americana suspeita de torturar prisioneiros de guerra, e o brasileiro propondo um debate em tema similar envolvendo o período de governo militar e a tortura no Brasil. Neste ponto o catalão levanta a possível inautenticidade destes documentos apontando uma diversidade de falhas, já o autor outro blog, autonomeado Cerveja S.A>, cita no post do brasileiro a Constituição Federal de 1988 no artigo 5°, incisos X e XXXIII, o Princípio de aos Fundos para argumentar a posição dos envolvidos em relação as possíveis informações contidas nos documentos. No tocante à informação contida na rede os autores em De què és prova un tweet de Wikileaks? e Archiving social media debatem um pouco mais sobre a volatilidade da informação on-line, o catalão outra vez aponta pra autenticidade e o poder de prova de um post no Twitter, já o brasileiro apoiado no blog Clique Aqui da arquivista Kate Theimer, e na do Prof. Murilo Bastos apontam a necessidade do trato destas informações disponíveis on-line.

Esta é a atividade proposta pelo professor André Lopez em seu Diplomática Tipologia Documental

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Não é tão fácil assim...

Como atividade da nossa última aula de Diplomática, o professor nos disse pra escolhermos um documento qualquer e fazer uma análise diplomática acerca dele.
O que foi coletado?

Nome da Espécie = Memorando
                                     |-----> Função = Convênios

Principais Características: Numeração, Ano, Data, Origem, Remetente, Destinatário, Assunto e Assinatura

Sinais de Validação: Layout-Disposição da informação documental, Assinatura, Indicação do Departamento e Numeração

Abaixo um exemplo da espécie documental que analisamos e em destaque os sinais de validação desde tipo de documento: