sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Um Documento para Chamar de Meu

Em virtude do tema abordado por este grupo acreditamos que os seguintes documentos são potenciais a serem encontrados no Centro de Documentação -UnB:

Apesar de prioritariamente a universidade apresentar como objetivo o ensino, a pesquisa e a extensão, paralelamente o promoção do esporte, da cultura e da arte também são fundamentais no ambiente universitário. Pensando nisso, o grupo escolheu como seu primeiro documento potencial a documentação do principal evento ligado ao rock na Universidade de Brasília, o FINCA (Festival Universitário de Música Candanga - Interno da UnB) que iniciou em 1999. "Os Centros Acadêmicos (CA’s) inscrevem a banda que representará o curso. É necessário que ao menos um integrante tenha vínculo acadêmico com a UnB. Há troféus e prêmios para as bandas vencedoras."

Outro grande atrativo na Universidade de Brasília, é o curso a distância de Licenciatura em Música oferecido pela UAB/UnB que visa promover a formação superior de docentes que atuarão no ensino da música no contexto da Educação Básica. Portanto, ao optar por este curso o aluno estará buscando formação e habilitação para atuar como professor de Música, principalmente nos ensinos fundamental e médio. O grupo acredita encontrar no CeDoc-UnB os documentos de criação ou o próprio projeto pedagógico deste curso.

Por fim, objetivando a área fim da instituição, o grupo demostrou interesse pela produção acadêmica da Universidade no âmbito da ciência da informação, neste assunto o grupo espera encontrar o projeto pedagógico ou estatuto do do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UnB.

Nem tudo é o que parece ser!

No decorrer da atividade da penúltima sexta, fizemos uma série de atividades que até certo pontos nos surpreendeu ao vermos mesmos documentos, só com conteúdos distintos. Aqui citamos dois exemplos:
1º- Uma campanha publicitária de um congresso de arquivologia, que trazia um "envelope" guardando um preservativo, com a frase "Guarde seu documento". Em um outro envelope parecido, com também um preservativo havia uma campanha institucional da Secretária de Saúde do Estado de São Paulo. Embora os dois envelopes traziam preservativos ( que tem a finalidade do sexo seguro) os documentos possuíam conteúdos diferentes, o primeiro um enfoque publicitário que promovia uma marca, o outro com enfoque de campanha institucional de conscientização para o uso de preservativo sexual.
2º- Já no outro caso, eram dois lenços escoteiros, ambos do Grupo Escoteiro Bernardo Saião, 14º  DF. Os lenços escoteiros tem por finalidade distinguirem os grupos, países, ou comemoração de uma determinada atividade. No caso dos lenços em questão, um possuía a função administrativa de ser usado ao decorrer das atividades do 14ºDF, e o outro, função de recordação, sentimento de colecionador, ao receber de presente o lenço com o nó da amizade na sua ponta. Ambos os lenços são iguais mas com função diferentes

Portanto em ambos os casos, os documentos são os mesmo, mas seus conteúdos são diferentes, até mesmo documentos com a mesma proveniência possuem funções diferentes. É preciso ter bastante cautela e critérios ao analisar e selecionar documentos

Atividade da Semana:

O grupo propõe com análise de documento a música " Smooth Criminal".
A primeira versão criada e executada pelo Rei do Pop, Michael Jackson. Um dos hits mais famosos do cantor, fez parte do filme "Moonwalker", que posteriomente, originou o Game: Michael Jackson's Moon Walker, elaborado pela SEGA. O Clipe retrata o universo gangster, com vestimenta toda branca o que dá destaque a Michael, ele tem a missão de salvar a garotinha Anne, sequestrada pelos mafiosos do Sr.Big.
A música originalmente fez parte da Turnê "Bad World Tour" e alcançou o topo das paradas de sucesso de diversos países
Já em outra abordagem, a banda Alien Ant Farm presta homenagem a Michael Jackson, com uma versão mais agressiva, rápida da música. Destaque para os riffs de guitarra e pegada forte da bateria. O tributo a Michael gravado em 2001 alcançou o top das paradas de sucesso na Austrália e Reino Unido

Embora as bandas trabalhem com o mesmo "documento", nítidamente seu conteúdos se diferem, basta apenas um click nos videos a seguir, para conferir!

"Smooth Criminal"
Compositor: Michael Jackson
Interprete: Michael Jackson
Arranjo: Quincy Jones
Gravadora: Epic


"Smooth Criminal"
Compositor: Michael Jackson (com alterações de Alien Ant Farm) 
Interprete: Alien Ant Farm
Arranjo: Alien Ant Farm (Baseado no original de Quincy Jones) 
Gravadora: DreamWorks