sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Queimamos a largada


A atividade proposta da semana passada (17/10 a 21/10) (link atividade) sugeria
que fosse feita análises tipológicas do “nosso documento” de acordo com quatro
textos e autores,Grupo de Madrid; Tipologia documental de partidos e associações políticas brasileiras, Resolução do conarq e Duranti cap. 5 (textos aqui).
A atividade da semana de 24/10 a 27/10 era analisar os textos e os modelos de
analise tipológica e assim fazer uma analise geral e propor um modelo baseado
em tais anteriormente citado.


Porém devido a sintonia do grupo rock memória e historia com a disciplina,
queimamos a largada e fomos mais rápido do que a atividade propunha, e
a atividade da semana dois foi realizada na primeira semana, e como forma
de consertar a confusão que fizemos estamos de volta para apresentar para
vocês a nossa analise tipológica de acordo com cada modelo apresentado e
supracitado.



1) Analise tipológica modelo Grupo de Madrid

Tipo documental

Denominação: Certificação de Habilidade Específica. Qualificação Música.

Definição: Consiste em teste que examina a capacidade do candidato em
utilizar ferramentas usuais do curso de graduação pretendido(neste caso Musica), requisito necessário para concorrer ao ingresso em diversos cursos dentre estes a graduação em música bacharel ou licenciatura oferecidos pela Universidade de Brasília(UnB).

Código: Não temos acesso.

Caracteres externos

Classe: Textual/Sonoro

Suporte: Papel/Eletrônico

Formato: Questionário

Forma: Original

Unidade produtora: O Decanato de Ensino de Graduação (DEG) e o Centro
de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/
UnB)

Destinatário: Candidato(Caderno de Prova e Caderno de Respostas)/Banca examinadora(Caderno de Respostas)

Legislação: Editais Nº 01 – 1ª HE/2010, de 19 de Abril de 2010

Tramite: O aluno interessado em ingressar em cursos de graduação
que possuam provas de habilidade especifica deverão se inscrever de
acordo com edital divulgado em período determinado no site do CESPE/
UnB. (exemplo-Prova de Habilidade Específica). Feito isso no dia disposto realiza-
se a prova, prova realizada, os candidatos entregam a folha de resposta,
esta folha volta ao Cespe para que sejam corrigidas, depois os resultados
são lançados na Internet e na própria UnB.

Documentos básicos que compõe o processo: Editais, Inscrição, Caderno de Prova, Caderno de Respostas, Formulário de Recurso, Gabarito Preliminar, Gabarito Final, Resultado.

Ordenação das séries: não se aplica

Conteúdo: Nome, Logotipo do CESPE/UnB, Curso, Data, Recomendações
Básicas, Questões

Vigência administrativa: Ate a homologação dos resultados.

Destinação: Arquivo Intermediário

Acesso: Sigiloso(A prova ate a divulgação, O caderno de respostas)/Ostensivo (a prova apos a divulgação)

2) Analise tipológica modelo Duranti

Elementos externos ou extrínsecos

Suporte: Papel/Eletronico

Escrita: Prova de habilidade específica da UnB foi elaborada com os
principais elementos que o candidato a vaga precisa saber para ser
respondido cp

Linguagem: Estilo Formal, Linguagem Especial

Signos especiais: Logotipo do Cespe/UnB

Selos: Não há

Anotações: Não Há

Elementos internos ou intrínsecos

Protocolo: Universidade de Brasília, Banca Responsável pela Elaboração da

Prova, Cespe/UnB, Locais para realização da prova

Texto: A partir do começo da segunda pagina, com todas as questões de 1 a 12.

Conteúdo: Recomendacoes iniciais, Questões (Verdadeiras e Falsas) sobre o conteúdo abordado, Caderno de Respostas(Formulário).

Escatocolo: Caracteres da margem final do documento. Cespe, UnB,
Primeira Certificação de Habilidade Específica. Prova de Habilidades
Específicas – Música (Bacharelado), Música (Licenciatura) e Educação
Artística: Música (Licenciatura)

Pessoas: Professores que fazem parte da banca realizadora da prova, equipe
técnica e Candidatos

Qualificação de pessoas envolvidas: Equipe Técnica ( Pessoas cadastradas
no site do Cespe/UnB, que serão chamadas para que possam chefes de
sala e aplicadores, durante os dias da avaliação) Banca dos Professores,
Reitor UnB, Coordenador Cespe.

Tipo de ato: Não sabemos

Nome do ato: Prova de Habilidade Específica em Música da UnB

Tipo de documento: Prova

Descrição diplomática: Prova elaborada para que o candidato concorrente a
certificação necessária para concorrer ao vestibular pleiteando uma vaga no curso de Música.

3)Partidos e associações políticas brasileiras

Identificação

Denominação original: Prova de Habilidade Específica

Local: Universidade de Brasília

Data: 13/06/2010

Caracteres externos

Gênero: Textual/Sonoro

Suporte: Papel/Eletrônico

Formato: Folhas organizadas em caderno de prova, A4

Caracteres internos

Produtor: Cespe/UnB

Entidade: Cespe/UnB

Organismo:

Conteúdo:

Objetivo/ função: Testar a habilidade especifica do aluno

Publico alvo: Alunos

Interno: Banca realizadora da Prova

Externo: Sociedade em geral

Fonte

Instituição: Universidade de Brasília

Acervo: Possivelmente na SAA

Notação (código de acesso): Código de acordo com plano de classificação da
instituição.

Observações gerias: Não se aplica

4) Conarq


Especificações


Cor: Branca

Via: Original e cópias

Formato: Folha A4

Utilização: Cespe/ SAA/ Aluno

Instruções para preenchimento

Código do assunto: De acordo com o plano de classificaçao do conarq

Resumo do assunto: Prova de certificaçao especifica de musica

Dados do documento

Número: nao se aplica

Data: data de realizacao da prova prevista em edital

Espécie:

Remetente: Cespe/ Unb

Destinatário: Aluno interessado no ingresso ao curso de graduaçao em música

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Primeira colaboração!

Hoje começo a colaborar com esse blog com posts relacionando o mundo do rock com elementos da Arquivologia. Agradeço aos donos desse blog por me ceder esse espaço e espero entreter, aprender e transmitir informações pertinentes aos leitores. Segue meu primeiro post:
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Ontem, 27, quando estava indo pra UnB, ouvindo a Kiss FM na rádio, escutei a notícia que a banda Queen está preparando um disco novo com material inédito de Freedie Mercury, mas como isso é possível se o vocalista morreu há anos?

Isso se deve às fitas do arquivo da banda, que o guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor estão garimpando para montar esse novo álbum. Para ver a matéria clique aqui.

Diante dessa noticia que alegra o mundo do rock, resolvi fazer um modelo para fazer a análise desse tipo de documento que os remanescentes da banda estão recorrendo, baseado nos modelos estudados nas últimas aulas de Diplomática e Tipologia Documental, semelhante ao exercício proposto na aula do dia 21/10.

Suporte: Fita magnética
Formato: Cassete
Forma: Cópia ou original
Via: Única
Gênero: Fonográfico
Espécie:
Tipo:
Definição: Fita demo para divulgação do trabalho entre as gravadoras para conseguir um contrato.
Conteúdo: Músicas e diálogos.
Oficina Produtora: Queen, Freedie Mercury ou outro integrante da banda.
Destinatário:
Legislação: De direitos autorais ou copyright, por exemplo.
Tramite:
Sinais Especiais: Voz
Anotações:
Local: Onde foi gravado, como o nome da gravadora, ou a cidade, por exemplo.
Data: Data ou período de gravação.
Protocolo:
Utilização: Banda ou gravadora.
Código de classificação:
Número: Sem número
Grau de sigilo:

Para essa análise em fitas produzidas e acumuladas pela banda e seus integrantes, por isso muitos dos campos não foram preenchidos. No entanto, algumas dúvidas foram surgindo em quando fazia essa atividade, como por exemplo, o campo “forma”, vendo apenas esse documento é fácil classifica-lo como original, porém quando compramos um CD de alguma banda que dizemos ser original, na verdade são reproduções do documento original, portanto é correto dizer que esse documento é original ou apenas o produto que é comercializado, no caso o CD, é original?

Para descontrair fique com o clipe de um clássico do Queen, I Want Break Free!

Até a próxima!
Pedro Souza

Dica de hoje!

Hoje a dica não é sobre Diplomática, Rock, Memória ou História.
É sobre Blog. (Tan Tan Taannn!)
Querendo ou não, além do aprendizado em relação ao conteúdo da matéria, também aprendemos a usar essa ferramenta de comunicação peculiar.


O blog Joven Nerd, no dia 23/09, publicou em seu podcast semanal um especial sobre blogueiros, com a participação de quatro personalidades da blogosfera brasileira, Maurício Ricardo (Charges.com.br) Maurício Cid (Não Salvo), Carlos Merigo (Brainstorm#9) e Rodrigo Fernandes (Jacaré Banguela).
Numa análise descontraída os blogueiros conversam sobre algumas curiosidades da vida de um blogueiro.

Retirada do blog Jovem Nerd

Quem tiver tempo disponível pra escutar este episódio clique aqui, procure o "play" e se divirta!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Fica a dica: As 100 melhores canções de rock de todos os tempos


As 100 melhores canções de rock de todos os tempos

O site de compartilhamento de músicas on-line Grooveshark disponibilizou uma playlist com as 100 melhores canções de rock de todos os tempos. A lista, que compreende o período de 1955 a 1986, traz desde os célebres Buddy Holly, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, Jimi Hendrix e  Beatles, até clássicos contemporâneos como Aerosmith e Nirvana.  A lista disponibilizada pelo Grooveshark é uma compilação de 20 listas especializadas. Em 2010, a AOL Music também fez uma lista com as 100 melhores canções de rock de todos os tempos. Diferentemente da lista compilada pelo  Grooveshark, a lista da AOL foi baseada  na avaliação de cerca de 200 mil ouvintes,  entre 2005 e 2010. Na lista do Grooveshark, “(I Can’t Get No) Satisfaction”, da banda britânica Rolling Stones, aparece na primeira posição. Na lista da AOL Music, “Stairway to Heaven”, dos também britânicos Led Zeppelin, é que tem o posto de primeiro lugar. Além de The Rolling Stones e Led Zeppelin; Pink Floyd e Beatles são as bandas que mais vezes aparecem em ambas as listas. Lista do Grooveshark: http://tny.gs/nfrBa0 — Lista da AOL Music:http://aol.it/a08mvY
http://www.revistabula.com/posts/listas/100-links-para-clicar-antes-de-morrer
Fonte: