sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Dia 20 de Outubro! Dia do Arquivista!

Pois é pessoal! Postagem atrasada, mas o que vale é a intenção! Mais um dia do Arquivista, e o Blog Rock, Memória e História não poderia deixar de parabenizar todos os Arquivistas e futuros Arquivistas por essa data especial, que todos nós, profissinionais da informação merecemos!

Hell Yeah!

Agradecimento: Luis André Monteiro, que mesmo lá da Paraíba continua com a turma! é nós manolo! Obrigado pela imagem! :D

Tipologia aplicada ao "documento para chamar de meu"

Nanananananananananananana...... nanana é o diabo eu quero é rock!!!!!




A atividade desta semana do blog, de acordo com a atividade sugerida pelo professor. André Lopez (http://diplomaticaetipologia.blogspot.com/2011/10/tipologia-aplicada.html#comments).Tem como objetivo, colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula. O documento, que já  desenvolvemos em outros post, é a Prova de Habilidade Específica em Música, realizada pelo Cespe/UnB, no 1º semenstre de 2010. Pelo compreendido no enunciado da atividade, fizemos apenas uma análise tipológica envolvendo os elementos dos quatro autores abaixo citados:

·         DURANTI,Luciana Diplomática – usos nuevos para uma antigua ciência. In :  “Capítulo 5 Los elementos externos e internos de La forma documental”
·         LOPEZ, André Porto Anacona Tipologia Documental de Partidos e Associações Políticas Brasileiras. Ed. Loyola,São Paulo, 1999.
·         RUIPEREZ, Mariano Garcia.  Tipologia. Series documentales. Cuadros de Classificacón. Cuestiones Metodológicas y Práticas. In: Cap. 1.3 Tipologia Series Documentales. Ed Anroart, Toledo, 2007.
·         Arquivo Nacional (Brasil). Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) Classificação, temporalidade e destinação de documentos de  arquivo; relativos às atividades-meio da administração pública. Arquivo Nacional.  Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.


Então, Let’s Rock it all!

Análise Tipológica:



Elementos Externos


Suporte: Papel/Eletrônico
Forma: Cópia
Formato: Folhas organizadas em caderno de prova, A4.
Produtor: Cespe/UnB
Função: Avaliar se o candidato está apto a concorrer uma das vagas do vestibular para ingresso nos cursos de graduação em Educação Artística: Música (Licenciatura), Música (Licenciatura) e Música (Bacharelado) oferecidos pela Universidade de Brasília (UnB).
Destinatário: Candidato inscrito no processo seletivo
Legislação: Edital Nº 1 – 1ª HE/2010, de 19 de Abril de 2010
Assunto: Avaliação de candidato para concorrer ao vestibular de música
Gênero: Textual e Sonoro
Escrita: Um  caderno de prova estruturado e padronizado em questões, possui pagina inicial com informativo aos candidatos com todas as paginas enumeradas no final ao lado direito. Um caderno de respostas onde é obrigatório o uso de tinta na cor preta onde existem os dados do candidato e o número de inscrição.
Língua: linguagem expositiva e explicativa destinada aos candidatos, o próprio vocabulário possui linguajar especifico de músicos.
Signos Especiais: Logomarca e Logotipo do CESPE e UnB.
Datas: A Prova Escrita foi aplicada em 13/06/2010
Prazos: 2 anos de validade, a partir da aprovação do candidato.
Trâmite: 10/05/10 a 30/05/10 período destinado às inscrições dos candidatos.  

Elementos Internos

Protocolo: Primeira pagina do caderno de respostas onde existem os dados do candidato e o número de inscrição.
Texto: A partir do começo da segunda pagina, com todas as questões de 1 a 12.
Conteúdo: A Prova de habilidade específica em música, contém todas as questões necessárias que o candidato deve responder e acertar para que seja aprovado, segundo o Edital nº5  correspondente ao resultado final.
Escatocolo: Caracteres da margem final do documento. Cespe, UnB, Primeira Certificação de Habilidade Especifica. Prova de Habilidades Especificas – Musica (Bacharelado), Musica (Licenciatura) e Educação Artística: Musica (Licenciatura).

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Fica a dica!!!

Uma das Lendas do Rock nacional, tido também como a enciclopédia ambulante exclusiva de rock. Kid vinil, o cara!! Cantor, DJ, radialista, escritor, critico musical tantas denominações para a mesma pessoa!!
Então... fica a dica e saiba um pouco mais sobre o Kid:
http://kidvinil.com.br/home.html

ps: post especial ao amigo Eduardo que curtiu muito o rock nos anos 80.