quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ainda não!

Fala pessoal, fazendo esse post aqui só pra avisar que não estamos parados...

Todos vocês sabem, final de semestre na UnB é OVERTENSE.

3 Provas, 2 trabalhos mais de 15 textos pra ler! E como nossa cara fica?


O post sobre os melhores posts de cada blog desse semestre na nossa disciplina DTD ainda vai ser feito.

Abraços abrasivos!





sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Lançando nosso trabalho "Final"

Opa! Estamos de volta fiéis leitores do nosso Blog...

Depois de um longo e e ainda não acabado semestre, estamos aqui pra divulgar nosso trabalho final!

Clique Aqui para baixar!

Isso não significa que vamos parar de postar mesmo com o termino do semestre... A ideia é de sempre dar continuidade.

Espero que todos curtam!

Na aula de hoje, ainda teremos uma surpresa!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Fica a dica: os 100 melhores Guitarristas do Mundo!!!!

A dica desta semana fica por conta da Revista Rolling Stones. Em recente pesquisa, tentaram determinar quem foram os 100 melhores guitarristas no mundo. Foram ouvidos, críticos, entendidos e celebridades do mundo da música. Se a ordem é a correta ou errada, não cabe a nós do blog responder, o importante é que tem muita gente boa!!!
Acesse aqui a matéria: Greatest Guitarist


Vale conferir a publicação da Rolling Stones e tomar um banho de muito Rock and Roll. Olha que tem até brasileiro!!!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

TAXONOMIA, ARQUIVOLOGIA E MAPA DO METAL


Taxonomia é uma palavra de origem grega que numa tradução livre significa lei para classificar, o sua origem mais significativa é na biologia onde a taxonomia foi utilizada para classificar organismos vivos, entretanto a sua utilização ultrapassou os limites daquela ciência e passou a ser utilizado em outras áreas do conhecimento, como na filosofia kantiana, que acredita que o pensamento humano organiza naturalmente seu conhecimento do mundo em tais sistemas.
Hoje a taxonomia está presente em quase todas as áreas do conhecimento, na arquivologia por exemplo, a taxonomia é nitidamente notada nos sistemas de classificação e na diplomática onde é possível clasificar os documentos de acordo com sua estrutura e utilização.
Para manter o Rock/Metal na veia, temos aqui uma sugestão de site onde o autor mapeia os gêneros de metal ao decorrer do tempo, o criativo site se propõe a “classificar” estes gêneros e suas influências.




domingo, 20 de novembro de 2011

Desafio Relâmpago

Retirada do Layout do blog israelrng.blogspot.com

E ae galera, bão?

Fuçando nos blogs discentes me deparei com o blog do Rodrigo, do Marlos, do Maciel e da Talita (diplomática contemporânea) que assim como nós, fizeram seu trabalho final descrevendo tipologicamente algum documento. No 1º Semestre de 2009 a atividade final não acontecia com "O Documento Para Chamar de Meu" e sim com um documento qualquer a escolha do grupo, particularmente o grupo optou por fazer a análise tipológica de documentos relacionados ao futebol, que assim como já dizia a banda Dr. Sin é muito bom.

Quanto ao desafio, consiste em aplicar a mesma análise sugerida pelo grupo citado, a camisa comemorativa usada pelo time do Brasiliense Futebol Clube, o Jacaré, usada em 2010 e 2011.

Links:
Matéria no G1
Comprar a Camisa

Premiação: Um bombom para cada integrante do primeiro grupo a postar a análise.

*Premiação extra: Um bombom para a pessoa que fizer a primeira análise da camiseta de uma banda de Belo Horizonte que usa uma camisa semelhante a da seleção brasileira como uma das camisas oficiais. A análise deverá ter um link pra foto da camisa.
Dica: A banda foi formada por dois irmão que não fazem mais parte dela.
Dica 2: Não é essa banda que esta aqui em baixo.*
   

sábado, 19 de novembro de 2011

Dica de Banda

Fala galeeeeeeeeeeeeeeeura!

Cá estou eu, neste Sábado de madrugada... acabei de voltar da casa de um amigo, estávamos com outros amigos jogando XBOX e falando sobre bandas boas de Rock.


E acabei lembrando que seria bom, colocar aqui quem sabe, o gosto musical de cada integrante do blog.


Eu, Daniel, vou postar alguns vídeos de uma banda que venho escutando muito, de um ano pra cá.

Kaiser Chiefs é uma banda britânica de Indie Rock e brtipop que foi formada em 1996.
Tem um estilo de música muito bom e dançante, que como a maioria dos Rocks, tirando banda de emos coloridos, são muito bons!


A música "Ruby" foi número 1 nas paradas do Reino Unido. Depois de 3 anos de um longo hiato, agora em 2011, eles lançaram um CD, "The Future is Medieval" que é MUITO BOM!

Essa banda é foda!

Então pra finalizar, os clipes abaixo! have fun!




Boa noite, ou dia, se preferir!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Visita ao CEDOC Unb - Atividade proposta período 11 a 18/11

Visita ao Cedoc

De acordo com o proposto na Disciplina Diplomática e Tipologia Documental, hoje 18 de novembro de 2011, às 15h, O Grupo Rock, Memória e História efetuou visita ao CEDOC, da Universidade de Brasília, com o objetivo de ter acesso a prova de Habilidades Específicas de Música, 1 º Sementre de 2011, o “documento pra chamar de meu”.  No decorrer da visita, e mediante a conversa com a responsável do setor, a amável Tânia, ficamos sabendo que o documento encontra-se em grau de sigilo. Diante disso, não teremos acesso físico ao documento em si, portanto, efetuamos levantamento das informações nos respectivos Links:




A visita teve sua importância, pois, Tânia nos orientou de que forma obter determinadas informações do tipo contexto e legislação que envolve o documento abordado.


Diante da missão de reconhecer o documento de habilitação específica de música, e de tanto falar de música surgiu a ideia:
Por que não homenagear os músicos que saíram da UnB e hoje compõem o cenário cultural do País??

A UnB, sempre cenário fértil e berço na formação de inúmeros movimentos culturais.  De forma bem simplista, a universidade congrega talentos provindos de diversos grupos todos dispostos a pensar e fazer algo novo, de certa forma, a elite cultural da cidade. Desde o movimento punk, na década de 70 reunidos, na Colina, até as manifestações em prol das Diretas Já. Um dos muitos talentos formados e hoje já possuem reconhecimento é o Móveis Coloniais de Acaju, por sinal muito interessantes!!!

Versão deles de Psycho Killer, do Talking Heads:

Merece a observação, olha a cara do Bom vivant do garoto!!!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Tattoo é documento?

Tatuagem, uma arte bem comum no mundo do rock, será que em alguma hipótese pode ser considerada um documento de arquivo?

Um dos conceitos mais aceitos para documento de arquivo é todo documento produzido ou recebido, por pessoa física ou jurídica, em decorrência de suas atividades e documento é toda informação registrada em suporte.

Tatuadores antes de iniciar suas atividades profissionais treinam sua arte em peles de animais, geralmente de porco, e alguns até em seu próprio corpo.

Sem sombra de dúvida é um documento e, no caso das peles de animais, se forem guardadas por seu produtor são consideradas documentos de arquivo, de acordo com o conceito citado. Mas e a que está na pele do próprio tatuador? A que ele mesmo fez?

Quando começo a argumentar alguns assuntos muitas outras questões me vêm à mente. Ao iniciar esse post queria chegar a essa última indagação e agora já me pergunto sobre a possibilidade de qualquer tatuagem ser considerada como documento de arquivo.

Tattoos em geral podem ser usadas para identificação, como quando o “governo da Inglaterra adotou a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos em 1879, a partir daí a tatuagem ganhou uma conotação fora-da-lei no Ocidente.” (WIKIPÉDIA)

Ok, no entanto caso sejam consideradas qual seria a temporalidade, tempo indeterminado em fase corrente e destinação final eliminação? Como seria a análise diplomática desses documentos? Creio que não tem como fazer uma análise desse tipo, já que não se enquadra como documento diplomático, porque não existe uma estrutura formal para esses documentos.

Tinha como objetivo, neste post, apenas fundamentar essa minha inquietação, portanto quem tiver algo a dizer sobre o assunto ou sobre qualquer outro, comente a vontade. Fiquem com a música que deu origem a minha tatuagem e divirtam-se!

Abraços,

Pedro Souza

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Queimamos a largada


A atividade proposta da semana passada (17/10 a 21/10) (link atividade) sugeria
que fosse feita análises tipológicas do “nosso documento” de acordo com quatro
textos e autores,Grupo de Madrid; Tipologia documental de partidos e associações políticas brasileiras, Resolução do conarq e Duranti cap. 5 (textos aqui).
A atividade da semana de 24/10 a 27/10 era analisar os textos e os modelos de
analise tipológica e assim fazer uma analise geral e propor um modelo baseado
em tais anteriormente citado.


Porém devido a sintonia do grupo rock memória e historia com a disciplina,
queimamos a largada e fomos mais rápido do que a atividade propunha, e
a atividade da semana dois foi realizada na primeira semana, e como forma
de consertar a confusão que fizemos estamos de volta para apresentar para
vocês a nossa analise tipológica de acordo com cada modelo apresentado e
supracitado.



1) Analise tipológica modelo Grupo de Madrid

Tipo documental

Denominação: Certificação de Habilidade Específica. Qualificação Música.

Definição: Consiste em teste que examina a capacidade do candidato em
utilizar ferramentas usuais do curso de graduação pretendido(neste caso Musica), requisito necessário para concorrer ao ingresso em diversos cursos dentre estes a graduação em música bacharel ou licenciatura oferecidos pela Universidade de Brasília(UnB).

Código: Não temos acesso.

Caracteres externos

Classe: Textual/Sonoro

Suporte: Papel/Eletrônico

Formato: Questionário

Forma: Original

Unidade produtora: O Decanato de Ensino de Graduação (DEG) e o Centro
de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/
UnB)

Destinatário: Candidato(Caderno de Prova e Caderno de Respostas)/Banca examinadora(Caderno de Respostas)

Legislação: Editais Nº 01 – 1ª HE/2010, de 19 de Abril de 2010

Tramite: O aluno interessado em ingressar em cursos de graduação
que possuam provas de habilidade especifica deverão se inscrever de
acordo com edital divulgado em período determinado no site do CESPE/
UnB. (exemplo-Prova de Habilidade Específica). Feito isso no dia disposto realiza-
se a prova, prova realizada, os candidatos entregam a folha de resposta,
esta folha volta ao Cespe para que sejam corrigidas, depois os resultados
são lançados na Internet e na própria UnB.

Documentos básicos que compõe o processo: Editais, Inscrição, Caderno de Prova, Caderno de Respostas, Formulário de Recurso, Gabarito Preliminar, Gabarito Final, Resultado.

Ordenação das séries: não se aplica

Conteúdo: Nome, Logotipo do CESPE/UnB, Curso, Data, Recomendações
Básicas, Questões

Vigência administrativa: Ate a homologação dos resultados.

Destinação: Arquivo Intermediário

Acesso: Sigiloso(A prova ate a divulgação, O caderno de respostas)/Ostensivo (a prova apos a divulgação)

2) Analise tipológica modelo Duranti

Elementos externos ou extrínsecos

Suporte: Papel/Eletronico

Escrita: Prova de habilidade específica da UnB foi elaborada com os
principais elementos que o candidato a vaga precisa saber para ser
respondido cp

Linguagem: Estilo Formal, Linguagem Especial

Signos especiais: Logotipo do Cespe/UnB

Selos: Não há

Anotações: Não Há

Elementos internos ou intrínsecos

Protocolo: Universidade de Brasília, Banca Responsável pela Elaboração da

Prova, Cespe/UnB, Locais para realização da prova

Texto: A partir do começo da segunda pagina, com todas as questões de 1 a 12.

Conteúdo: Recomendacoes iniciais, Questões (Verdadeiras e Falsas) sobre o conteúdo abordado, Caderno de Respostas(Formulário).

Escatocolo: Caracteres da margem final do documento. Cespe, UnB,
Primeira Certificação de Habilidade Específica. Prova de Habilidades
Específicas – Música (Bacharelado), Música (Licenciatura) e Educação
Artística: Música (Licenciatura)

Pessoas: Professores que fazem parte da banca realizadora da prova, equipe
técnica e Candidatos

Qualificação de pessoas envolvidas: Equipe Técnica ( Pessoas cadastradas
no site do Cespe/UnB, que serão chamadas para que possam chefes de
sala e aplicadores, durante os dias da avaliação) Banca dos Professores,
Reitor UnB, Coordenador Cespe.

Tipo de ato: Não sabemos

Nome do ato: Prova de Habilidade Específica em Música da UnB

Tipo de documento: Prova

Descrição diplomática: Prova elaborada para que o candidato concorrente a
certificação necessária para concorrer ao vestibular pleiteando uma vaga no curso de Música.

3)Partidos e associações políticas brasileiras

Identificação

Denominação original: Prova de Habilidade Específica

Local: Universidade de Brasília

Data: 13/06/2010

Caracteres externos

Gênero: Textual/Sonoro

Suporte: Papel/Eletrônico

Formato: Folhas organizadas em caderno de prova, A4

Caracteres internos

Produtor: Cespe/UnB

Entidade: Cespe/UnB

Organismo:

Conteúdo:

Objetivo/ função: Testar a habilidade especifica do aluno

Publico alvo: Alunos

Interno: Banca realizadora da Prova

Externo: Sociedade em geral

Fonte

Instituição: Universidade de Brasília

Acervo: Possivelmente na SAA

Notação (código de acesso): Código de acordo com plano de classificação da
instituição.

Observações gerias: Não se aplica

4) Conarq


Especificações


Cor: Branca

Via: Original e cópias

Formato: Folha A4

Utilização: Cespe/ SAA/ Aluno

Instruções para preenchimento

Código do assunto: De acordo com o plano de classificaçao do conarq

Resumo do assunto: Prova de certificaçao especifica de musica

Dados do documento

Número: nao se aplica

Data: data de realizacao da prova prevista em edital

Espécie:

Remetente: Cespe/ Unb

Destinatário: Aluno interessado no ingresso ao curso de graduaçao em música

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Primeira colaboração!

Hoje começo a colaborar com esse blog com posts relacionando o mundo do rock com elementos da Arquivologia. Agradeço aos donos desse blog por me ceder esse espaço e espero entreter, aprender e transmitir informações pertinentes aos leitores. Segue meu primeiro post:
______________________________________________________

Ontem, 27, quando estava indo pra UnB, ouvindo a Kiss FM na rádio, escutei a notícia que a banda Queen está preparando um disco novo com material inédito de Freedie Mercury, mas como isso é possível se o vocalista morreu há anos?

Isso se deve às fitas do arquivo da banda, que o guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor estão garimpando para montar esse novo álbum. Para ver a matéria clique aqui.

Diante dessa noticia que alegra o mundo do rock, resolvi fazer um modelo para fazer a análise desse tipo de documento que os remanescentes da banda estão recorrendo, baseado nos modelos estudados nas últimas aulas de Diplomática e Tipologia Documental, semelhante ao exercício proposto na aula do dia 21/10.

Suporte: Fita magnética
Formato: Cassete
Forma: Cópia ou original
Via: Única
Gênero: Fonográfico
Espécie:
Tipo:
Definição: Fita demo para divulgação do trabalho entre as gravadoras para conseguir um contrato.
Conteúdo: Músicas e diálogos.
Oficina Produtora: Queen, Freedie Mercury ou outro integrante da banda.
Destinatário:
Legislação: De direitos autorais ou copyright, por exemplo.
Tramite:
Sinais Especiais: Voz
Anotações:
Local: Onde foi gravado, como o nome da gravadora, ou a cidade, por exemplo.
Data: Data ou período de gravação.
Protocolo:
Utilização: Banda ou gravadora.
Código de classificação:
Número: Sem número
Grau de sigilo:

Para essa análise em fitas produzidas e acumuladas pela banda e seus integrantes, por isso muitos dos campos não foram preenchidos. No entanto, algumas dúvidas foram surgindo em quando fazia essa atividade, como por exemplo, o campo “forma”, vendo apenas esse documento é fácil classifica-lo como original, porém quando compramos um CD de alguma banda que dizemos ser original, na verdade são reproduções do documento original, portanto é correto dizer que esse documento é original ou apenas o produto que é comercializado, no caso o CD, é original?

Para descontrair fique com o clipe de um clássico do Queen, I Want Break Free!

Até a próxima!
Pedro Souza

Dica de hoje!

Hoje a dica não é sobre Diplomática, Rock, Memória ou História.
É sobre Blog. (Tan Tan Taannn!)
Querendo ou não, além do aprendizado em relação ao conteúdo da matéria, também aprendemos a usar essa ferramenta de comunicação peculiar.


O blog Joven Nerd, no dia 23/09, publicou em seu podcast semanal um especial sobre blogueiros, com a participação de quatro personalidades da blogosfera brasileira, Maurício Ricardo (Charges.com.br) Maurício Cid (Não Salvo), Carlos Merigo (Brainstorm#9) e Rodrigo Fernandes (Jacaré Banguela).
Numa análise descontraída os blogueiros conversam sobre algumas curiosidades da vida de um blogueiro.

Retirada do blog Jovem Nerd

Quem tiver tempo disponível pra escutar este episódio clique aqui, procure o "play" e se divirta!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Fica a dica: As 100 melhores canções de rock de todos os tempos


As 100 melhores canções de rock de todos os tempos

O site de compartilhamento de músicas on-line Grooveshark disponibilizou uma playlist com as 100 melhores canções de rock de todos os tempos. A lista, que compreende o período de 1955 a 1986, traz desde os célebres Buddy Holly, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, Jimi Hendrix e  Beatles, até clássicos contemporâneos como Aerosmith e Nirvana.  A lista disponibilizada pelo Grooveshark é uma compilação de 20 listas especializadas. Em 2010, a AOL Music também fez uma lista com as 100 melhores canções de rock de todos os tempos. Diferentemente da lista compilada pelo  Grooveshark, a lista da AOL foi baseada  na avaliação de cerca de 200 mil ouvintes,  entre 2005 e 2010. Na lista do Grooveshark, “(I Can’t Get No) Satisfaction”, da banda britânica Rolling Stones, aparece na primeira posição. Na lista da AOL Music, “Stairway to Heaven”, dos também britânicos Led Zeppelin, é que tem o posto de primeiro lugar. Além de The Rolling Stones e Led Zeppelin; Pink Floyd e Beatles são as bandas que mais vezes aparecem em ambas as listas. Lista do Grooveshark: http://tny.gs/nfrBa0 — Lista da AOL Music:http://aol.it/a08mvY
http://www.revistabula.com/posts/listas/100-links-para-clicar-antes-de-morrer
Fonte: 

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Dia 20 de Outubro! Dia do Arquivista!

Pois é pessoal! Postagem atrasada, mas o que vale é a intenção! Mais um dia do Arquivista, e o Blog Rock, Memória e História não poderia deixar de parabenizar todos os Arquivistas e futuros Arquivistas por essa data especial, que todos nós, profissinionais da informação merecemos!

Hell Yeah!

Agradecimento: Luis André Monteiro, que mesmo lá da Paraíba continua com a turma! é nós manolo! Obrigado pela imagem! :D

Tipologia aplicada ao "documento para chamar de meu"

Nanananananananananananana...... nanana é o diabo eu quero é rock!!!!!




A atividade desta semana do blog, de acordo com a atividade sugerida pelo professor. André Lopez (http://diplomaticaetipologia.blogspot.com/2011/10/tipologia-aplicada.html#comments).Tem como objetivo, colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula. O documento, que já  desenvolvemos em outros post, é a Prova de Habilidade Específica em Música, realizada pelo Cespe/UnB, no 1º semenstre de 2010. Pelo compreendido no enunciado da atividade, fizemos apenas uma análise tipológica envolvendo os elementos dos quatro autores abaixo citados:

·         DURANTI,Luciana Diplomática – usos nuevos para uma antigua ciência. In :  “Capítulo 5 Los elementos externos e internos de La forma documental”
·         LOPEZ, André Porto Anacona Tipologia Documental de Partidos e Associações Políticas Brasileiras. Ed. Loyola,São Paulo, 1999.
·         RUIPEREZ, Mariano Garcia.  Tipologia. Series documentales. Cuadros de Classificacón. Cuestiones Metodológicas y Práticas. In: Cap. 1.3 Tipologia Series Documentales. Ed Anroart, Toledo, 2007.
·         Arquivo Nacional (Brasil). Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) Classificação, temporalidade e destinação de documentos de  arquivo; relativos às atividades-meio da administração pública. Arquivo Nacional.  Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.


Então, Let’s Rock it all!

Análise Tipológica:



Elementos Externos


Suporte: Papel/Eletrônico
Forma: Cópia
Formato: Folhas organizadas em caderno de prova, A4.
Produtor: Cespe/UnB
Função: Avaliar se o candidato está apto a concorrer uma das vagas do vestibular para ingresso nos cursos de graduação em Educação Artística: Música (Licenciatura), Música (Licenciatura) e Música (Bacharelado) oferecidos pela Universidade de Brasília (UnB).
Destinatário: Candidato inscrito no processo seletivo
Legislação: Edital Nº 1 – 1ª HE/2010, de 19 de Abril de 2010
Assunto: Avaliação de candidato para concorrer ao vestibular de música
Gênero: Textual e Sonoro
Escrita: Um  caderno de prova estruturado e padronizado em questões, possui pagina inicial com informativo aos candidatos com todas as paginas enumeradas no final ao lado direito. Um caderno de respostas onde é obrigatório o uso de tinta na cor preta onde existem os dados do candidato e o número de inscrição.
Língua: linguagem expositiva e explicativa destinada aos candidatos, o próprio vocabulário possui linguajar especifico de músicos.
Signos Especiais: Logomarca e Logotipo do CESPE e UnB.
Datas: A Prova Escrita foi aplicada em 13/06/2010
Prazos: 2 anos de validade, a partir da aprovação do candidato.
Trâmite: 10/05/10 a 30/05/10 período destinado às inscrições dos candidatos.  

Elementos Internos

Protocolo: Primeira pagina do caderno de respostas onde existem os dados do candidato e o número de inscrição.
Texto: A partir do começo da segunda pagina, com todas as questões de 1 a 12.
Conteúdo: A Prova de habilidade específica em música, contém todas as questões necessárias que o candidato deve responder e acertar para que seja aprovado, segundo o Edital nº5  correspondente ao resultado final.
Escatocolo: Caracteres da margem final do documento. Cespe, UnB, Primeira Certificação de Habilidade Especifica. Prova de Habilidades Especificas – Musica (Bacharelado), Musica (Licenciatura) e Educação Artística: Musica (Licenciatura).